SbeoNet - Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica Núcleo de Enfermagem em Oncologia - UNIFESP

Buscar no SbeoNet

Núcleo de Enfermagem em Oncologia - UNIFESP

Líderes:

Maria Gaby Rivero de Gutiérrez - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Edvane Birelo Lopes De Domenico - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O Núcleo de Enfermagem em Oncologia (NEO) é constituído, prioritariamente, por enfermeiras docentes e assistenciais, graduandos e pós-graduandos do Departamento de Enfermagem da UNIFESP. Iniciou suas atividades em 1991, em parceria com o INCA, visando à implantação do ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem. Promoveram-se cursos e eventos regionais, publicaram-se cinco artigos e um livro com o programa de ensino para graduação, editado e distribuído pelo INCA às escolas de enfermagem do país, cuja terceira edição revista e ampliada foi lançada em 2008. De 1995 a 2007, desenvolveram-se estudos e pesquisas em três áreas temáticas: O Ensino e a Prática de Enfermagem em Oncologia; Atenção a pacientes submetidos à quimioterapia e Atenção a mulheres mastectomizadas. Em 2008 reestruturaram-se as áreas temáticas para ampliar a abrangência dos temas estudados, a saber: Cuidados de enfermagem nas diferentes modalidades de tratamento; Cuidados de enfermagem nos aspectos educacionais e Cuidados de enfermagem em situações específicas. Os resultados compreendem 18 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; 3 livros e 7 capítulos de livro; apresentações em eventos científicos, sendo 25 internacionais. Concluíu-se 22 orientações de IC/ TCC; dez monografias de especialização, sete teses de mestrado e duas de doutorado. Destaca-se o estreitamento de parcerias entre docentes e profissionais do NEO, do NECAD/UNIFESP, do IOP/GRAAC, da Diretoria de Enfermagem e Diretoria Médica do Setor de Oncomastologia do HSP/UNIFESP, no desenvolvimento de pesquisas aplicadas à prática assistencial interdisciplinar. Para difundir as atividades e o conhecimento produzido pelo NEO, foi criado um website (http://www.unifesp.br/denf/neo/) que, além de uma área restrita aos integrantes do grupo, possui um espaço aberto aos profissionais de saúde, para fomentar o intercâmbio de idéias e disponibilizar material educacional e de pesquisa atualizados.

Parceiros SBEO

 Parceiros Sbeo

Login Form